A partir de hoje (12), terá início o projeto ”Etnocentrado – Eu Étino – Moda Afrocentrada”. A ação adapta o curso de costura criativa, para costura de confecção, afim de profissionalizar jovens negros para o mercado de trabalho. As aulas da iniciativa entre a ITEP/UENF e a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos vão acontecer, duas vezes por semana, no ateliê localizado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro.
Cada turma será composta por, no máximo, 15 alunos. Podem participar da seleção pessoas negras de 18 a 40 anos, com Ensino Fundamental completo, que tenham disponibilidade de horário nas quartas e quintas-feiras, das 13h e 30 às 17h e 30 e ter noções básicas de trabalhos manuais e/ou costura.
As aulas vão acontecer duas vezes por semana, 4 horas por dia, com carga horária de 100 horas. O conteúdo vai abordar uma breve introdução a cultura afro, desenho técnico, modelagem, operação de máquina, corte, costura e noções de empreendimento. “O curso vai possibilitar ao aluno, além de produzir as peças de roupas, ser capaz de precificá-las e comercializá-las”, explica Mariana Nagib, uma das organizadoras do projeto.
Por meio da parceria com a ITEP/UENF, a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos busca qualificar os inscritos na área de confecção e inseri-los no universo da economia solidária. As inscrições poderão ser feitas no link https://forms.gle/wz7vJzXZvDnPioZx6