cidade

Prefeitura de SJB lança projeto de acolhimento para famílias atípicas

A Prefeitura de São João da Barra promoveu na tarde desta quinta-feira, 29, no espaço onde funcionará o Centro Terapêutico Pedro Machado (TEA,TDHA,TOD), o 1º Encontro de Acolhimento para Famílias Atípicas. O Centro vai abrigar crianças e adolescentes e familiares no bairro da Água Santa, sede do município (Rua Professora Gladys Teixeira, 98). A inauguração será anunciada nos próximos dias.

Participaram do encontro a prefeita Carla Caputi e a deputada estadual Carla Machado, além das secretárias municipais das pastas envolvidas no projeto: de Saúde, Arleny Valdés, de Educação, Angélica Rodrigues, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa. O Centro integra o programa Autismo Integrado, desenvolvido pela Prefeitura, e vai contar com uma equipe formada por médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educador físico, nutricionistas, pedagogos e assistentes sociais, para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

“Este Centro vem sendo preparado, pensado e sonhado desde o governo de Carla Machado, com toda a sua dedicação e sensibilidade. Tivemos que interromper o projeto por conta da pandemia e retomamos o projeto em parceria com as mães que integram a associação dos familiares. Ter esse espaço é importante para acolher, tratar, conversar e amar”, declarou a prefeita Carla Caputi.

Mãe de Pedro Machado, que dá nome ao espaço, a deputada estadual Carla Machado agradeceu o empenho das equipes do governo e dos familiares das pessoas assistidas pelo projeto e lembrou da conquista que obteve há 30 anos com a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em São João da Barra, quando ocupava o cargo de secretária municipal de Educação.

“Como foi com a Apae há 30 anos, conversando com as famílias, ouvindo suas dificuldades, estamos hoje dando o pontapé que é um esforço de muitos. Esta será uma casa de amor, humildade, união e compromisso. Abrimos as portas deste espaço de amor, de luz, que leva o nome do meu amor Pedro Machado”, disse a deputada.

O evento, que teve como tema “Autismo: conscientização e inclusão sobre um olhar integrado”, contou com apresentação de vídeo sobre autismo e palestras que abordaram a importância da inclusão social sob a perspectiva de um olhar materno, os transtornos de neurodesenvolvimento, centro terapêutico e sua funcionabilidade e a alimentação no transtorno do espectro autista.

O encontro foi encerrado com palestra sobre a apresentação do projeto e do plano de ação da equipe multidisciplinar que vai atuar no Centro Terapêutico Pedro Machado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em