cidade

Congresso da Sociedade de Cultura Latina homenageia destaques em São João da Barra

A entrega do prêmio “Melhores do Biênio de 2021/2022 do Estado do Rio de Janeiro” aconteceu na noite de sexta-feira, 14, no Cine Teatro São João, em São João da Barra. O evento, que está na 18ª edição, é promovido pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina (CSCL) – Seção Brasil do Estado do Rio de Janeiro, com a Senadoria Cultural do Estado. Cerca de 60 pessoas e instituições, de várias cidades, foram homenageadas pelos relevantes serviços sociais, educacionais e culturais ao país.

A prefeita Carla Caputi foi representada pelo chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan. Integrantes da administração municipal foram agraciados em diferentes categorias. A secretária de Educação de São João da Barra, Angélica Rodrigues, foi homenageada na categoria “Governamental Cultural” e subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, na categoria “Intelectual do Biênio”. Já o ouvidor da Secretaria Municipal de Cultura, Bruno Costa, o gerente de patrimônio, André Pinto, e a gerente de Literatura, Izabel Gregório, foram agraciados na categoria “Ativista Cultural”. O Coletivo de Autores Sanjoanenses recebeu o troféu “Congratulação para Instituição Cultural” e a banda TB-6 e o Centro Musical União dos Operários diploma na categoria “Coral ou Conjunto Musical”. O diploma e troféu “Hors Concours” foi para Ana Lúcia Rodrigues Gomes e Marilza Farias de Alvarenga Souza e o diploma “In Memorian” pra Carlos Augusto Abreu de Sá. O Centro Municipal de Práticas Integrativas recebeu o troféu “Reconhecimento”.

Também de São João da Barra foram premiados: Diego Nunes Abreu e Heliana Penha de Oliveira Paula, na categoria “Prosador”; Emiliana Espírito Santo da Lapa, categoria “Poetisa”; Lucas Ferreira, categoria “Poeta”; Milena Machado do Amaral, categoria “Musicista”; Ana Carolina Fernandes Berto e Arthur Lima, categoria “Cênica ou Comunicação”; César Martins de Oliveira, categoria “Desportiva”; Márcia Coutinho e Uilton Mallet, categoria “Artística Plástico (a) e Artesanal”, Camilla de Almeida Gomes e José Paulo Gomes Barreto, categoria “Infanto-Juvenil”. Os livros Hoje tem Plenilúnio, de Diego Nunes Abreu, na categoria “Prosa”, O Casamento na Restinga, de André Pinto, e O Impossível não Existe, de Alexandra Souza, na categoria “Infanto-Juvenil” foram premiados.

Fundada na Itália em 1906, a CSCL chegou ao Brasil em 1956. “O prêmio é voltado a municípios localizados dos grandes centros. É uma maneira de reconhecer esse trabalho. O próximo será realizado em 2025, em Santa Maria Madalena”, explicou o Senador Cultura Carlos Augusto Souto de Alencar.

Secretário de Cultura de São João da Barra, Gil Miranda encerrou a premiação. “Com muita honra recebemos esse evento. São João da Barra é exemplo de produção cultural em todo o Estado, temos celebrações de janeiro a janeiro”, pontuou.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em