O Festival de Inverno de São João da Barra tem início na sexta-feira, 21, e prossegue até domingo, 23 de julho, com uma série de atrações, entre elas música, cinema, dança, exposição, artesanato e sarau. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e acontece na Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Palácio Cultural Carlos Martins, Casa de Câmara e Cadeia, além do Ciep-265 e Praça São João Batista.
Na sexta-feira, 21, às 14h, a professora e artista plástica Márcia Coutinho ministra uma oficina de artesanato na Estação das Artes, enquanto no Cine Teatro, às 15h, a atração é o sucesso de bilheteria “Wakanda Forever”. No sábado, 22, o Palácio Cultural Carlos será palco do sarau cultural, às 19h, e da exposição “Nosso Carnaval: Amor e Tradição”.
Finalizando o evento, no domingo, 23, haverá um aulão de samba e ritmos, com os professores Israely Nogueira e Arthur Lima, no Ciep Municipalizado Professora Gladys Teixeira, às 10h. À noite será aberta a exposição “Retratos Afetivos”, do artista Tiago Silva, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, às 19h, e logo depois o projeto Coreto Musical tem Brazillian Band com o especial “Clássicos da Música Popular Brasileira”, na praça de São João Batista.
Segundo Gil Miranda, secretário da pasta, o festival enaltece a pluralidade dos estilos artísticos desenvolvidos no município e contempla um público variado. “É uma programação intensa que abarca nossa versatilidade cultural, oportunizando à população uma imersão em diversos segmentos”, completa.