cidade

São João da Barra envia representantes a seminário sobre tecnologia 5G

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Joice Pedra, e o superintendente de Petróleo e Gás, Wellington Abreu, participaram, nesta quinta-feira, 20, do Seminário Regional Smart City / 5G – Condições para o Desenvolvimento. Realizado no auditório da Cidade Universitária, o evento foi promovido pela Prefeitura de Macaé em parceria com o Líder Norte Fluminense (Sebrae).

Participaram prefeitos, gestores públicos, representantes da iniciativa privada, de universidades, e dos nove municípios do Norte Fluminense, que discutiram informações sobre a necessidade de criação da Lei Municipal do 5G, sua aplicabilidade, oportunidades de implantação e governança de cidades inteligentes. Foram debatidos ainda investimentos por parte das operadoras de telefonia móvel.

Em outubro de 2021, o Diário Oficial de São João da Barra publicou a Lei no 835/2021, que dispõe sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações. A medida visa adequar a cidade para receber a tecnologia 5G, voltada ao avanço nos serviços de rede móvel e banda larga, e que envolve o uso do solo para a instalação de estruturas e equipamentos como antenas e satélites. A próxima etapa é a de investimentos por parte das operadoras de telefonia móvel para implementar a tecnologia no município.

“A rede com tecnologia 5G é a quinta geração da internet móvel no Brasil. Ela chegou com a proposta de melhorar a velocidade da conexão e a estabilidade, sendo mais potente do que a atual rede 4G. Projetos e programas tecnológicos, utilizando dispositivos, poderão ser implementados com inúmeros serviços na gestão pública: na mobilidade, no monitoramento, na prevenção de acidentes, na segurança, no meio ambiente, na saúde, na educação e inclusão social digital, impactando positivamente no planejamento, no desenvolvimento do município e na qualidade de vida das pessoas”, disse a subsecretária Joice Pedra.

“Facilitar o uso tecnológico do cidadão, como forma de oportunidades, requer conectividade suficiente para que as cidades sejam inteligentes e humanas, planejando o desenvolvimento sustentável, como gestão pública”, explicou Wellington Abreu.

Programação – A programação do seminário incluiu palestras com especialistas do setor, como o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jayme Muniz, a professora Gisele Silva Barbosa, da UFRJ, o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Cardeman e outros.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em