cidade

Volta às aulas da rede municipal de São João da Barra será nesta segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 31, os 8.704 alunos matriculados nas 38 unidades da rede municipal de ensino de São João da Barra retornam do recesso do meio do ano para o início do segundo semestre do ano letivo. Os projetos já desenvolvidos serão retomados e ampliados, com destaque para o Método das Boquinhas, técnica trabalhada na alfabetização que estimula a consciência fonoarticulatória, o reforço também na alfabetização e no ensino fundamental e a educação socioemocional, que conta com uma disciplina específica do Projeto de Vida.

O ano letivo, que vai até 22 de dezembro, tem como tema este ano “Escola integrada, uma nova forma de aprender: cidadania em ação”. A proposta é promover uma educação pública inclusiva e que garanta a todos o acesso à aprendizagem. “Nosso trabalho tem sido desenvolvido de forma a assegurar a todos o direito a uma educação de qualidade de forma ampla, que envolve a aprendizagem e a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos”, destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Para garantir o acesso dos alunos às unidades, o município conta com 19 ônibus escolares, que transportam diariamente 1.145 alunos nos seis distritos. No início deste ano a frota foi renovada com a aquisição, pelo governo Carla Caputi, de nove veículos zero quilômetro, que contam com acessibilidade e conforto para os estudantes.

Segundo a coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro, no segundo semestre será ampliado o programa de reforço, que inclui três vertentes, com focos na alfabetização, na compensação da defasagem resultante da pandemia e na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a realização de simulados. “Além das ações de reforço, há também o resgate das habilidades, com destaque para a Matemática e a Língua Portuguesa”.

São João da Barra tem 2.305 alunos matriculados na educação infantil, 3,174 no ensino fundamental I, 2.388 no ensino fundamental II, 111 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e 328 na EJA II, além de 204 no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e 194 no Centro Municipal de Estudos de Jovens e Adultos (CMEJA).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em