brasil cidade

São João da Barra participa da 9ª Marcha das Mulheres Negras

São João da Barra foi representado na 9ª Marcha das Mulheres Negras, que aconteceu no domingo, 30, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, contou com a participação de diversos coletivos ligados ao combate à desigualdade racial e teve como lema “Mulheres negras unidas contra o racismo, toda forma de opressão, violência e pelo bem viver”.

Representaram São João da Barra na marcha a coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristiane Riscado, e mais 45 mulheres do município, algumas delas participando pela primeira vez do evento. “Foi uma experiência importante e nova para algumas das mulheres sanjoanenses”, disse Cristiane, ressaltando o apoio da prefeita Carla Caputi e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Gomes.

A 9ª Marcha das Mulheres Negras fechou a semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e aconteceu na véspera do Dia Internacional da Mulher Africana. Durante o evento, a coordenadora de Igualdade Racial de São João da Barra manteve encontro com a ministra da Igualdade Racial, Ariele Franco, e com deputadas estaduais e federais do Rio de Janeiro.

Rede Cidades Antirracistas – São João da Barra foi representado, na sexta-feira, 28, na nona reunião da Rede Cidades Antirracistas, que aconteceu na cidade de Volta Redonda, no Sul do estado, para discutir avanço das políticas públicas de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial. Participaram a coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Riscado, a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Christiane Santos, e o diretor do Departamento da Infância e Adolescência, Mayke Lalanga.

O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial (Rede de Cidades Antirracistas) está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco. Ele está baseado em quatro diretrizes: Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial; Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito; e Patrimônio Cultural e Direito à Cidade. São João da Barra é um dos 24 municípios do estado que assinaram o pacto.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

brasil

Arqueólogos reagem à existência de Ratanabá

Uma suposta civilização antiga se tornou destaque nas redes sociais. A cidade perdida de Ratanabá foi alvo de diversas teorias
brasil

Pesquisa Ipec: Castro tem 20%, e Freixo, 14%

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na corrida pelo Governo do