O município de São João da Barra fechou o primeiro semestre de 2023 com a criação de 2.506 vagas formais, além de 325 novas inscrições no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) – sendo 241 MEIs. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município.
Os números de trabalhadores com registro em carteira, que constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, colocam São João da Barra como o sexto município que mais contratou no estado, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na plataforma Retratos Regionais, a Firjan observa o setor de Indústria e Construção, impulsionado por obras de infraestrutura, como o grande impulsionador da cidade.
“Estamos felizes com o crescimento das oportunidades no nosso município. Temos a expansão constante do Porto do Açu, a reabertura do Sesc Grussaí e a chegada de novas empresas. Isso movimenta a nossa economia, refletindo positivamente não só no setor de Indústria e Construção, mas também em Comércio e Serviços. Além disso, a própria Prefeitura vem fazendo investimentos significativos em infraestrutura, com diversas obras contratadas”, explicou a prefeita Carla Caputi.
A Prefeitura de São João da Barra também oferece, na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, orientações para inscrições de CNPJs. O MEI – profissional que é o dono do próprio negócio, que exerce suas atividades por conta própria, com faturamento anual de R$ 81 mil – é a grande maioria. Dos 3.828 CNPJs ativos no município, 2.399 são dos microempreendedores individuas.