cidade

Festival de Folclore e Cultura Popular com apresentações e contação de histórias

O Festival de Folclore e Cultura Popular, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São João da Barra em parceria com as secretarias de Turismo e Lazer e de Educação, contará com uma vasta programação e acontece entre os dias 19 e 22 de agosto no centro da cidade.

O evento apresentará a exposição “Personalidades Folclóricas do Município”, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, um trabalho em conjunto com escolas municipais, seguida de um bate-papo cultural com o jornalista e compositor Edevigens Cardozo sobre o Bloco de Mascarados. O festival contará, ainda, com rodas de conversa sobre folclore e causos, com historiadores e folcloristas, capoeira, pocket show “O Sonho do Menino João – Um Auto Folclórico” e “O Reisado das Pastorinhas – Uma Opereta Popular”. Para os alunos que se interessarem em horas acadêmicas complementares, a Secretaria disponibiliza o link (aqui) para emissão de certificado para comprovação de participação das rodas de conversa e mesa redonda.

Na programação constam Cantigas Folclóricas com as turmas das oficinas de Canto e Jogos Musicais, do Palácio Cultural Carlos Martins. Cada dia do festival haverá apresentação de uma quadrilha junina, além das baterias das escolas de samba Congos e Chinês que fecharão a programação no sábado e domingo.

Para o gerente de Cultura Popular da secretaria, Tarciso Malhardes, o município tem uma potencialidade em cultura popular e um folclore rico que precisa ser divulgado e resgatado.

“A criação da Secretaria de Cultura tem um propósito muito bem definido que é o fomento às políticas culturais, salvaguardar o patrimônio e incentivar os artistas. Estamos consolidando um trabalho neste viés para que nossa identidade seja reconhecida e potencializada”, argumenta o secretário da pasta, Gil Miranda.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 (sábado)

19h – Abertura da Exposição “Personalidades Folclóricas do Município” – Antiga Casa de Câmara e Cadeia

20h – Bate-papo cultural “Mascarado na Rua”, com Edevigens Cardozo

20h30 – Quadrilha Lourenço do Espírito Santo

21h30 – Bateria da Escola de Samba Chinês

Dia 20 (domingo)

15h – Festival de Bandas e Fanfarras

18h – Folia de Reis de São Fidélis

20h – Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia

21h – Bateria da Escola de Samba Congos

Dia 21 (segunda)

19h – Bate-papo cultural “Anna Augusta: Uma Vivência do Folclore Sanjoanense”, com Fernando Lobato, Tânia Aquino e Bruno Costa

20h – Apresentação de cantigas folclóricas

20h30 – Quadrilha CEPEG

Dia 22 (terça)

15h – Mesa redonda cultural “Estórias, Lendas e Causos de Nossa Terra”, com Fernando Lobato, Marlene, Marly e Maria Eny Amaral. Mediador: Bruno Costa

16h – Apresentações Folclóricas

18h30 – Apresentação de roda de capoeira e de tambores com as oficinas da Casa de Pedro

19h – Apresentação de Cantigas Folclóricas, com as turmas das Oficina de Canto e Jogos Musicais do Palácio Cultural Carlos Martins

20h – Pocket Show “O Sonho do Menino João – Um Auto Folclórico”

20h30 – Pocket Show “O Reisado das Pastorinhas – Uma Opereta Popular”

21h – Quadrilha Mãe Querida

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em