mundo

Em carta, Javier Milei convida Lula para posse e fala em construção de laços

No mesmo dia em que a futura ministra das Relações Exteriores de Javier Milei, Diana Mondino, desembarcou em Brasília para se reunir com integrantes do governo, a imprensa argentina divulgou uma carta, escrita pelo próprio Milei, e entregue por ela a Lula. No texto, Milei convida o presidente brasileiro para a posse, no dia 10 de dezembro, fala em “muitos desafios”, cita a ampla cooperação entre os maiores países da América do Sul e espera que possam “construir laços”.

“Sei que o senhor conhece e valoriza fortemente o que significa este momento de transição para o histórico da República Argentina, seu povo e, naturalmente, para mim e para a equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão de governo”, escreveu Milei, ao reforçar o convite para que Lula compareça à posse em Buenos Aires.

Além do convite para a posse, Milei destacou na carta que os dois países têm “muitos desafios pela frente”, e afirmou que “mudanças econômicas, sociais e culturais, baseadas nos princípios da liberdade” posicionará ambos “como países competitivos, onde seus cidadãos poderão desempenhar ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejem”. Mudança era o mote da campanha de Milei, e que, amparado também no descontentamento dos eleitores com a classe política dita tradicional, pavimentou seu caminho para a vitória no dia 19.

Milei citou a cooperação entre Brasil e Argentina, além dos laços geográficos e históricos, desejando que o trabalho em conjunto possa se traduzir em “crescimento e prosperidade” para ambos. Por fim, diz desejar que o tempo em que os dois vão conviver como presidentes seja “uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços”, e afirma esperar por um encontro com Lula em breve, o saudando “com estima e respeito”.

O Palácio do Planalto ainda não comentou a mensagem.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

mundo

Avanço de casos da varíola dos macacos pelo mundo

Em 1970, um menino de nove anos foi o primeiro ser humano a ser diagnosticado com a varíola dos macacos.
mundo

Vendas de vinil ultrapassam CDs

O disco de vinil teve 8 milhões de vendas a mais do que o CD nos Estados Unidos em 2022,