cidade

Abertura da Fecomar em São João da Barra discute caminhos da economia do setor

A primeira Feira de Economia do Mar (Fecomar) de São João da Barra começou nesta quarta-feira, 29, com enfoque na importância do setor para o estado do Rio de Janeiro, pilares de desenvolvimento dessa cadeia produtiva aliada à sustentabilidade e geração de energia limpa. O evento é gratuito e acontece até quinta-feira, 30, no Sesc Grussaí.

A prefeita Carla Caputi abriu a feira falando do potencial do município no setor por meio da pesca, do turismo, esporte e das atividades relacionadas ao Porto do Açu e à produção de energia renovável.

“Este é o primeiro evento de muitos que virão, pois entendemos que o município pode desenvolver e aprimorar inúmeras atividades ligadas ao setor e esse diálogo com a iniciativa privada, aqui representada pelo Porto do Açu, e com o Estado só reforça que estamos seguindo na direção correta, visando buscar ainda mais investimento e crescimento do setor em São João da Barra”, destacou Carla Caputi.

A abertura oficial contou com a presença do secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, que também apresentou a palestra “Panorama atual da Economia do Mar no Estado do Rio de Janeiro”.

A feira é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Estado Rio de Janeiro.

“Essa é uma parceria muito importante. Estamos discutindo uma temática nova dentro de uma das atividades mais antigas da humanidade. Grande parte dos recursos que vêm para o Estado é proveniente de atividades do mar e São João da Barra tem um papel importante nesse contexto, sinalizando que está atenta a essa realidade”, pontuou Felipe Peixoto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária, Joice Pedra, e autoridades municipais do Executivo e Legislativo fizeram parte da mesa de abertura, que contou ainda com o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel, que fez parte do painel sobre o estágio da indústria de óleo e gás no Brasil e o desafio para a Energia Verde.

A feira está dividida nas temáticas Óleo e Gás, Pesca e Turismo e Porto e Navegação,com estandes, oficinas, palestras e painéis sobre as diversas formas como a economia de São João da Barra se relaciona com o mar. A Cooperativa Artepeixe de Atafona e os projetos Respeito Restinga e Praia com Vida também estão presentes.

Confira a programação desta quinta:

9h – Visita guiada às exposições: “Navegando na história”; “Meu lixo, e eu com isso?” e projeto SOLARIS IFF SJB

Área externa do Sesc Grussaí

9h30 – Abertura do Evento

Salão central Sesc Grussaí

9h45 – Palestra O papel da Marinha do Brasil na Economia do Mar

Marinha do Brasil: Capitão-tenente Fábio Henrique da Silva

10h- Palestra Como ingressar na Marinha do Brasil:

Segundo-sargento Maicon Castro

11h – Palestra História da navegação e da indústria portuária no município de São João da Barra

Profa. Dayane da Silva Santos – IFF SJB

11h45 – Palestra Qualificação profissional e empregabilidade: óleo e gás, construção naval e transporte aquaviário

Paulo Vidal – Diretor Geral do IFF SJB

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra Políticas públicas: a importância da pesca para a Economia do Mar

Luis Bernabé Castillo – Fiperj

14h30 – Palestra A importância do Turismo dentro da Economia do Mar

Sebrae

15h30 – Palestra Gastronomia do mar e a oportunidade do desenvolvimento regional, com o Jornalista César Marques e aula show do Chef Lucas Miranda, do restaurante Ricardinho.

17h – Encerramento

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em