A notícia desta quinta-feira (15) em Campos e São João da Barra foi a possível candidatura da ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho à prefeitura de São Joao da Barra. Dezenas de jornais, sites e grupos de WhatsApp publicaram a possibilidade de a ex-governadora, que já teria anunciado a sua aposentadoria da política, entrar na disputa da prefeitura na cidade sanjoanense.
No entanto, o que se sabe até agora sobre a possível candidatura de Rosinha Garotinho? O que é fato e o que é fake?
Wladimir Garotinho, prefeito de Campos e filho de Rosinha, não se pronunciou sobre o episódio. Anthony Garotinho, o ex-governador conhecido por sua intensa atividade em suas redes sociais, também não se pronunciou. A própria Rosinha, também não.
Há, no entanto, uma declaração que ela teria dado ao site Agenda do Poder, onde ela afirma que “está sim avaliando a possibilidade de se lançar” como pré-candidata à prefeitura de São João da Barra. No mesmo site, quando indagada sobre um impedimento eleitoral, Rosinha afirma que “deve conseguir derrubar a inelegibilidade nos próximos dias”, segundo ela isso deve ser resolvido rapidamente.
Ainda sobre o possível impedimento, o advogado Paulo Roberto Azeredo, afirmou em nota que a inelegibilidade da ex-governadora terá fim em tempo hábil para que ela se candidate sem problemas para o pleito desse ano. A ação de investigação judicial eleitoral da Operação Chequinho terminará em 02/10 desse ano, antes da data do primeiro turno das eleições.
O vereador de Campos, e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no município, Silvinho Martins, afirmou que Rosinha vai mesmo se filiar ao partido nos primeiros dias de março, em São João da Barra, com a presença de presidente estadual do MDB, Washington Reis, os deputados federais, Gutemberg e Rosenverg Reis e do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho.
A movimentação da família Garotinho em relação a São João da Barra começou quando Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra, transferiu o seu título para Campos e afirmou que, de alguma forma, participaria do pleito em Campos, sua cidade natal. Logo após, tanto Garotinho, quanto o seu prefeito Wladimir começaram uma movimentação nos bastidores para colocar um candidato em São João da Barra com a grife da família.
Agora e aguardar o pronunciamento oficial da ex-governadora, e esperar o provável embate entre Rosinha e a atual prefeita de São João da Barra, Carla Caputi. A atual mandatária sanjoanense deve fechar o seu mandato com quase 90% de aprovação. Na última pesquisa realizada pelo Instituto Iguape, o governo é aprovado por 86% da população, enquanto 11% reprovou e 3% não soube/não quis responder.
Foto: Victor Paiva/Metrópoles