cidade

Rosinha Garotinho candidata em São João da Barra; os fatos até agora

A notícia desta quinta-feira (15) em Campos e São João da Barra foi a possível candidatura da ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho à prefeitura de São Joao da Barra. Dezenas de jornais, sites e grupos de WhatsApp publicaram a possibilidade de a ex-governadora, que já teria anunciado a sua aposentadoria da política, entrar na disputa da prefeitura na cidade sanjoanense.

No entanto, o que se sabe até agora sobre a possível candidatura de Rosinha Garotinho? O que é fato e o que é fake?

Wladimir Garotinho, prefeito de Campos e filho de Rosinha, não se pronunciou sobre o episódio. Anthony Garotinho, o ex-governador conhecido por sua intensa atividade em suas redes sociais, também não se pronunciou. A própria Rosinha, também não.

Há, no entanto, uma declaração que ela teria dado ao site Agenda do Poder, onde ela afirma que “está sim avaliando a possibilidade de se lançar” como pré-candidata à prefeitura de São João da Barra. No mesmo site, quando indagada sobre um impedimento eleitoral, Rosinha afirma que “deve conseguir derrubar a inelegibilidade nos próximos dias”, segundo ela isso deve ser resolvido rapidamente.

Ainda sobre o possível impedimento, o advogado Paulo Roberto Azeredo, afirmou em nota que a inelegibilidade da ex-governadora terá fim em tempo hábil para que ela se candidate sem problemas para o pleito desse ano. A ação de investigação judicial eleitoral da Operação Chequinho terminará em 02/10 desse ano, antes da data do primeiro turno das eleições.

O vereador de Campos, e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no município, Silvinho Martins, afirmou que Rosinha vai mesmo se filiar ao partido nos primeiros dias de março, em São João da Barra, com a presença de presidente estadual do MDB, Washington Reis, os deputados federais, Gutemberg e Rosenverg Reis e do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho.

A movimentação da família Garotinho em relação a São João da Barra começou quando Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra, transferiu o seu título para Campos e afirmou que, de alguma forma, participaria do pleito em Campos, sua cidade natal. Logo após, tanto Garotinho, quanto o seu prefeito Wladimir começaram uma movimentação nos bastidores para colocar um candidato em São João da Barra com a grife da família.

Agora e aguardar o pronunciamento oficial da ex-governadora, e esperar o provável embate entre Rosinha e a atual prefeita de São João da Barra, Carla Caputi. A atual mandatária sanjoanense deve fechar o seu mandato com quase 90% de aprovação. Na última pesquisa realizada pelo Instituto Iguape, o governo é aprovado por 86% da população, enquanto 11% reprovou e 3% não soube/não quis responder.

Foto: Victor Paiva/Metrópoles

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em