cidade

Escola municipal de Atafona, em SJB, promove evento contra o racismo

Estimular a reflexão sobre igualdade racial e respeito à diversidade. Esse foi o objetivo da ação realizada pela Escola Municipal Dr. Newton Alves, em Atafona, na quinta-feira, 21, data em que é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Participaram cerca de 100 alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental.

Na abertura da programação um grupo de professores fez uma explanação sobre como surgiu o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Logo em seguida, houve a exibição do vídeo: “Ninguém nasce racista”, da Unicef, e da música: “De toda cor”, de autoria de Renato Luciano, que fala sobre respeito à diversidade.

Houve ainda palestra sobre o tema “Mito da raça pura e a importância da diversidade” e apresentação do livro “Dicionário antirracista: uma cartilha de palavras para serem esquecidas”, que foi contemplado na Lei Paulo Gustavo, de autoria da professora e escritora Juliana Costa. No encerramento houve oficina intitulada “Desconstruindo preconceitos linguísticos com a utilização do livro Dicionário antirracista: uma cartilha de palavras para serem esquecidas”.

O evento contou com a participação das professoras Juliana Costa, Carmem Moura, Heloísa Santos, Vanessa Pereira, da orientadora pedagógica Tatiane Almeida e da orientadora educacional Simone Melo. “Constatamos alguns casos de preconceito racial na escola em 2023 e logo após lançamos o projeto ‘Escola Antirracismo’. Desde então estamos realizando ações como essa para conscientizar ainda mais o aluno a viver numa sociedade mais justa e democrática. Toda diferença precisa ser respeitada, seja ela étnica, cultural ou de gênero”, ressaltou a orientadora pedagógica Tatiane Almeida.

A prefeita mirim, Isabella Silveira Moore, 13 anos, que cursa o 8º ano, foi uma das alunas presentes ao evento. “Gostei bastante, principalmente da palestra sobre o racismo, pois tem muita gente que ainda não tem conscientização sobre esse assunto, e é importante saber que não há diferença entre nós por conta da cor da pele. Somos todos iguais”, declarou Isabella.

Com informações de Secom PMSJB

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em