São João da Barra iniciou nesta quarta-feira (3) a vacinação contra a febre aftosa para bovinos de todas as idades, com duas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura atuando a partir da sede do município e do Açu. Para os produtores com até 200 animais o serviço será gratuito, incluindo a vacinação contra manqueira dos bovinos de até dois anos de idade. Devido ao estado do Rio de Janeiro ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como área livre de febre aftosa, essa será a última etapa da imunização contra a doença.
Os produtores deverão agendar a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (22) 3199-9631 – ramais 384 e 391, pelo WhatsApp (22) 99942-0145 e (22) 99751-0556, ou da forma presencial na Secretaria Municipal de Agricultura na sede do município (Rua São Benedito, 173), ou na Subprefeitura, em Sabonete. O município possui um rebanho bovino que gira em torno de 24 mil cabeças e a meta da Secretaria Municipal de Agricultura é atingir o índice vacinal de 100%.
Os produtores que possuem acima de 200 animais deverão adquirir as vacinas, imunizar seus rebanhos e declarar a vacinação nos postos de defesa agropecuária. Nesses casos é necessário preencher e enviar o formulário de declaração de vacinação anexando a nota fiscal de compra da vacina para o whatsapp (22) 2731-5828 ou para o e-mail nda.campos.agriculturarj@gmail.com, do Núcleo de Defesa Agropecuária, do governo estadual. O produtor que não vacinar seu rebanho contra febre aftosa estará sujeito a multa e interdição da propriedade.
A manqueira causa alta mortalidade nos animais jovens e é endêmica na região. Já a febre aftosa é altamente contagiosa, sendo que o estado do Rio de Janeiro possui o status de livre desta doença com vacinação e a partir desta última etapa passará a ter o status de livre de febre aftosa sem vacinação.