Com intenso apoio da Patrulha Agrícola Mecanizada da Prefeitura, os produtores rurais de São João da Barra avançam no replantio das lavouras devastadas pelas fortes chuvas e cheias ocorridas na segunda quinzena de março último. Na ocasião, relatórios da Secretaria Municipal de Agricultura e do escritório local da Emater-RJ apontaram que as perdas dos agricultores e pecuaristas em praticamente toda a área do município somaram cerca de R$ 10 milhões. O trabalho tem apoio da Emater-Rio, prestando assistência técnica.
“As águas já baixaram em cerca de 70% das áreas que foram alagadas. Estimamos que 80% das lavouras e pastagens foram atingidas de alguma forma. Mas estamos avançando bem com o apoio na preparação do solo e replantio. Acreditamos que aqueles que trabalham com culturas de ciclo curto, conseguirão se recuperar mais rapidamente”, explica o agrônomo Gustavo Perrout, da Secretaria Municipal de Agricultura.
Dos 6.390 hectares de área agrícola (IBGE 2022), 255 hectares de lavouras tiveram um impacto menor. Já nos 1.532 hectares de lavouras de ciclo curto, como a olericultura, as perdas foram totais. Na pecuária, 3.158 hectares de pastagens foram afetados e mais de 50 animais morreram.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Wagner Barros, o atendimento com todo o aparato da Patrulha Agrícola Mecanizada não tem qualquer custo financeiro para o produtor. “A patrulha inclui nove tratores com implementos, cinco retroescavadeiras e motoniveladoras, além de dois caminhões para ajudar os produtores no escoamento da produção. Os trabalhos de replantio incluem culturas como batata-doce, quiabo, maxixe, pimentão, jiló e milho”, destaca.
O cadastro de produtores rurais na Secretaria no programa da Patrulha Mecanizada, segundo o secretário, soma hoje quase 1.400 agricultores. Entre eles está Cristiano da Silva Ramos, de 47 anos, dono de uma propriedade na localidade de Vila Abreu, na região do quinto distrito. Com o suporte da Prefeitura, ele está replantando milho de silagem para o gado em uma área devastada pela cheia. “O apoio da Patrulha Mecanizada da Prefeitura é essencial, porque a agricultura é um setor muito importante em São João da Barra. As cheias devastaram praticamente tudo, mas estamos otimistas para recuperar nossas lavouras”, conclui o produtor rural.
Com informações de PMSJB