São João da Barra é o melhor município do estado do Rio de Janeiro em “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”. Avaliada entre outras cidades que têm de 30 mil a 100 mil habitantes, SJB ficou na primeira colocação, no quesito, do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila, que reconhece e incentiva as boas práticas de gestão pública. Para integrantes do governo Carla Caputi, a conquista prova, mais uma vez, a prioridade de uma política de austeridade e respeito aos recursos públicos, elevando o Executivo sanjoanense a um patamar de visibilidade, respeito e reconhecimento em nível nacional.
A premiação aconteceu nesta terça-feira (18) no auditório da Fecomércio, na cidade do Rio de Janeiro, onde São João da Barra também foi reconhecido entre os três municípios de 30 a 100 mil habitantes que mais se desenvolveram no índice geral. O desempenho é avaliado pelo “Cidades Excelentes”, em todo o país, por critérios técnicos com base em alguns pilares, que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Além de “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; são analisados índices de “Educação”; “Saúde e Bem-Estar”; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico”, além de “Ordem Pública”.
Representando a prefeita Carla Caputi, ao lado da chefe de gabinete dela, Nayara Pereira, o secretário de Comunicação Rodrigo Florêncio comemorou o reconhecimento. “A premiação reforça a evolução da gestão de São João da Barra porque o Índice de Gestão Municipal Áquila utiliza dados públicos dos últimos quatro anos, o que comprova o trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração”, disse Florêncio.
“O prêmio vem para validar o comprometimento da gestão municipal sob o comando da prefeita Carla Caputi e demonstrar que estamos no caminho certo. Sabemos o quanto já avançamos, mas o objetivo é continuar avançando cada vez mais. Destacamos o empenho e comprometimento de toda a equipe que vem trabalhando, se dedicando a fazer o melhor sempre”, ressaltou o secretário de Fazenda, Aristeu Neto.
Na edição do prêmio de 2023, São João da Barra já havia ficado entre as três cidades da sua categoria em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. “No ano passado, ficarmos entre as três cidades mais bem colocadas na mesma categoria já mostrou reconhecimento ao trabalho contínuo e responsável. Agora, a primeira colocação enuncia o patamar de visibilidade, respeito e reconhecimento em nível nacional de São João da Barra. Comprovada e indiscutível a constante ascensão do município e sua gestão executiva, que prioriza a política de austeridade e respeito aos recursos públicos”, destacou a Controladora do município, Marcela Carvalhaes.
Para ela, o prêmio “ratifica e confirma a luta e o trabalho de um grupo técnico, comprometido e respeitoso aos princípios que regem a Administração Pública, principalmente o da Transparência, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.
A parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila tem o objetivo de transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas. Esta quarta edição, realizada neste ano de eleições municipais, chegou com mais desafios para os administradores, segundo os organizadores. Pela primeira vez, o estudo foi elaborado com base no mandato completo dos prefeitos.