cidade

Jornalista sanjoanense, Bruno Costa vai se tornar imortal da Abrasci

Jornalista, historiador de São João da Barra e atual Ouvidor da Secretaria Municipal de Cultura, Bruno Costa vai ser empossado na secular Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) no dia 27 de junho, às 18h, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro. O sanjoanense vai ocupar a cadeira número 80, que tem como patrono o jornalista e crítico literário, também sanjoanense, José Joaquim Pessanha Póvoa.

A instituição abriu as portas para o historiador a partir da notícia da publicação da biografia da poeta sanjoanense Narciza Amália, vista com grande interesse pela academia que tem uma idolatria pela escritora revolucionária do século XIX. Narciza é patronesse da cadeira 65 da Abrasci, ocupada, atualmente, pela jornalista amazonense Lúcia Leão.

O evento de posse será concomitante à solenidade comemorativa do mês de junho, destacando o “Combate Naval do Riachuelo” onde serão prestadas homenagens a personalidades do mundo cultural, empresarial e social.

“Ficamos altamente entusiasmados com a notícia da biografia, inclusive, sabendo que este ano é o centenário da morte de Narciza. Esse livro será um divisor de águas. Tenho certeza de que Bruno irá contribuir muito com a nossa instituição, pois carrega um currículo com potencial jornalístico, cultural e histórico”, ressaltou Janssen Hugo Lage, diretor da Abrasci.

Para Bruno Costa, este é um momento ímpar para sua vida e coloca São João da Barra em um patamar importante na instituição centenária, referindo-se a três sanjoanenses ligados à Academia, além de Pessanha Póvoa e Narciza Amália, agora ele se torna um acadêmico. “É impressionante o poder de Narciza Amália. A partir da biografia que escrevi dela, as portas começam a se abrir. O livro mostra claramente que ela foi uma das maiores mulheres do Brasil”, afirma.

A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura é uma entidade que está em atividade no Brasil desde 1910, e reconhece os méritos de cidadãos que se destacam no desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil. A instituição tem sede em Brasília e em São Paulo.

José Joaquim Pessanha Póvoa (São João da Barra, 15 de abril de 1836 — Vitória, 17 de julho de 1904) foi um Advogado, jornalista, político, escritor e poeta. Quando estudava Direito em São Paulo, fundou o Instituto Dramático, em 1860, e com Nabuco Araújo, editou a Revista Dramática, que durou 22 números e se destinava a desenvolver e propagar a educação teatral entre os estudantes. Colaborou com o Jornal das Famílias (1863/1878) e com a Revista do Ensaio Filosófico Paulistano, fundada por Álvares de Azevedo. Foi Chefe de Polícia do estado do Rio de Janeiro no governo de Francisco Portela. E também é o autor da letra do hino do estado do Espírito Santo. Foi o prefaciador do livro Nebulosas, de Narciza Amália. Foi o primeiro crítico literário da obra de Fagundes Varela de quem se tornou amigo. Esteve alguma vezes em Portugal com quem manteve estreito laços com intelectuais lusitanos e escrevendo para a imprensa portuguesa.

Bruno Azevedo da Costa, natural de São João da Barra/RJ, nascido em 10 de agosto de 1977. Jornalista, escreveu para jornais da região norte fluminense e fundou o jornal Quotidiano, circulando entre 2007 e 2016. Venceu um concurso literário da Unesco sendo o livro publicado trilingue. Participou do livro ‘Crônica para a Cidade Amada’, de Arnaldo Niskier. Na produção cultural foi criador do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra e na gestão pública desenvolve trabalhos de produção de políticas culturais na literatura, dança, música, teatro, dentre outros. É professor de Ciências Humanas – Geografia, História, Sociologia e Filosofia. É pós-graduado em Filosofia e Mestrado em Políticas Sociais (Uenf). Sua formação em História foi pela UniRio com a temática da ditadura empresarial-militar que pretende virar livro ainda em 2024. É biógrafo da poeta Narciza Amália. Foi eleito Conselheiro Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro representando a região Norte Fluminense. Bruno é funcionário público municipal há 22 anos, passando pela Secretaria de Comunicação e atualmente é Ouvidor da Secretaria Municipal de Cultura.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

cidade

São João da Barra celebra 172 de elevação à categoria de cidade

São João da Barra comemora 172 anos de elevação à categoria de cidade, desde a manhã desta sexta-feira (17), com
cidade

São João da Barra terá telão para jogos do Brasil

As partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar poderão ser assistidas em São João da Barra em