Dois dias após o anúncio de Joe Biden sobre sua saída da corrida presidencial nos EUA, a vice Kamala Harris foi logo alçada à favorita para representar o partido Democrata em novembro contra Donald Trump.
Até o momento, além de Biden, grandes nomes da política americana apoiaram a indicação de Kamala Harris. Entre eles, o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Hillary Clinton, que endossaram a candidatura da vice-presidente menos de duas horas após Joe Biden desistir da reeleição.
“Nos juntamos a milhões de americanos em agradecer ao presidente Biden por tudo que ele conquistou, se levantando pela América muitas vezes, com sua direção sendo sempre o que é melhor para o país”, disse o casal, em nota.
Segundo Jaime Harrison, presidente da Convenção Nacional Democrata, o trabalho à frente, “embora sem precedentes, é claro”.
“Nos próximos dias, o Partido realizará um processo transparente e ordenado para avançar como um Partido Democrata unido, com um candidato que possa derrotar Donald Trump em novembro. Esse processo será governado pelas regras e procedimentos estabelecidos do Partido. Nossos delegados estão preparados para levar a sério sua responsabilidade de apresentar rapidamente um candidato ao povo americano”, escreveu no X, antigo Twitter.
Além da dupla, outros políticos de prestígio também já endossaram o nome de Kamala, como o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ele próprio tido como um potencial candidato para enfrentar Trump. Newson escreveu no X que “ninguém melhor do que Kamala para combater a visão sombria Trump”.
O secretário de Transportes, Pete Buttigieg, que disputou as primárias com Biden e Kamala em 2020, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro (também um potencial candidato), também já deram aval ao nome da vice-presidente. Outro nome de peso do partido Democrata, o ex-secretário de Estado, John Kerry, igualmente endossou a candidatura Harris. Kerry perdeu as eleições de 2004 para George W. Bush.
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez prometeu “total apoio para garantir a vitória de Kamala Harris em novembro”.
As senadoras Elizabeth Warren e Amy Klobuchar, que também participaram das prévias de 2020, logo demostraram apoio a Kamala assim que Biden anunciou a desistência.
Algumas figuras do mundo do cinema e da música também já se posicionaram a favor de Kamala Harris. A cantora Katy Perry postou no Instagram divulgando um trecho de sua nova música – “é um mundo de mulheres e você tem sorte de viver nele” – e muitos entenderam isso como um apoio a Kamala.
Em Hollywood, a vencedora do Oscar, Jamie Lee Curtis, classificou Kamala como “confiável” e destacou seu trabalho de advocacia para lutar pelos direitos das mulheres e dos negros. “Sua mensagem é de unir a América nesse momento de grande divisão”, escreveu.