O livro do jornalista e escritor sanjoanense Bruno Costa, “Narciza Amália, poeta da liberdade”, será lançado em Campos, no IFF Campus Centro, na próxima segunda-feira (28), às 18h, no Auditório Miguel Ramalho.
Uma das mulheres de maior destaque na segunda metade do século XIX no Brasil, a poeta Narciza Amália foi a primeira jornalista profissional do país, e completou nesse ano 100 anos de falecimento. A obra traz a trajetória da escritora que desce cedo tramitada entre os intelectuais de sua época. Com apenas 16 anos inicia na imprensa com tradução de clássicos franceses o que lhe rende o primeiro livro com seu nome “Climas Antigos”.
Aos 20 anos publica a sua obra-prima: “Nebulosas”, o que lhe dá uma notoriedade na sociedade imperial e na Europa. Ela traduziria também “O romance da mulher que amou”, outro livro que tem o seu nome na capa.
Narciza Amália foi crítica literária, abolicionista, republicana e feminista. Segundo Bruno Costa, o livro traz uma série de documentos, fotos inéditas e um capítulo dedicado à filha Alice Violeta que a historiografia não sabia de sua existência. “A tentativa de apagamento de mulheres ao longo da história é notório e o mesmo tentaram fazer com Narciza, mas como abordo no livro, a cada década surgiu algum jornalista, escritor ou pesquisador para colocá-la em evidência” relata o autor.