O link com a chamada “Auxílio Reconstrução”, que invadiu os grupos de WhatsApp e as contas de milhares de usuários em todo o país, trata-se de um golpe digital que usa a identidade visual do Governo Federal e o nome de um programa legítimo, mas destinado, exclusivamente, a famílias gaúchas após a tragédia político-climática do início do ano.
Na mensagem fraudulenta, há um link para que a pessoa acesse, com a promessa de consultar se tem valores para receber. É uma URL (endereço eletrônico) que não tem o domínio dos serviços oficiais do Governo Federal, que é o GOV.BR. Todos os serviços públicos oficiais possuem um domínio oficial.
Em alguns modelos diferentes da mensagem golpista, há uma sensação de urgência, dizendo que é o último dia para acessar ou que a liberação de recursos só está disponível naquele dia. A recomendação, caso veja essa mensagem do golpe do “Auxílio Reconstrução”, é denunciar aos administradores do grupo de conversas para apagarem a mensagem. E se receber diretamente, principalmente de um contato desconhecido, denuncie a mensagem dentro do próprio aplicativo.
O estelionato praticado por meio virtual é um dos crimes que mais cresce no Brasil. O total de golpes aumentou em 8,2% no país segundo o Anuário da Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado no dia 18 de julho de 2024.
Foram quase 2 milhões de pessoas vítimas de algum tipo de golpe. Entre os motivos apontados para a alta está a popularização do Pix, ferramenta do Banco Central que permite transações financeiras gratuitas, e outros aplicativos bancários.