A abertura do II Festival Nacional de Dança, em São João da Barra, será nesta quinta-feira (19) às 19h, no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, na sede do município. Aproximadamente 400 bailarinos de cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estarão concorrendo a uma premiação de R$ 34 mil. A programação, com entrada gratuita, prossegue até domingo, 22, com as apresentações no Ginásio Municipal e workshops com profissionais renomados da dança no Hotel Sesc Grussaí.
A previsão é que milhares de pessoas circulem durante os quatro dias do Festival, que tem a finalidade de incentivar a dança e promover o encontro da classe. Estão confirmadas a presença de 45 academias, grupos e bailarinos independentes que estarão apresentando 150 coreografias nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura com apoio do Sesc/RJ, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
O evento é uma oportunidade para que os participantes possam mostrar o trabalho e concorrer à premiação nos seguintes gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Dança do Ventre, Danças Urbanas, Dança de Salão e Danças Populares. Haverá premiação, também, para destaques. Profissionais renomados da dança vão compor a comissão julgadora.
Entre os profissionais que estarão ministrando os workshops e compondo a comissão julgadora estão: Carlos Cabral (bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Douglas Carvalho (bailarino, professor e coreógrafo), Manuela Roçado (bailarina), Rodrigo Hermesmeyer (bailarino), Danilo D’Alma (bailarino, professor e coreógrafo), Rafael Gomes (bailarino e coreógrafo), Marcos Bandeira (produtor cultural, ator e bailarino) e Luana Bandeira (atriz, capoeirista, modelo e sambista).