O Banco Central (BC) informou na última semana que houve vazamento de dados pessoais de clientes da Caixa Econômica Federal.
Segundo o sistema do BC, a falha de segurança afetou dados cadastrais vinculados a 644 chaves Pix sob responsabilidade da Caixa.
As informações vazadas envolvem nome do usuário, CPF, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix.
De acordo com a autoridade monetária, as informações obtidas são de “natureza cadastral”, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
As pessoas que foram vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Portanto, o BC não irá fazer essa comunicação nem por mensagem ou e-mail nem por chamadas telefônicas.
O Banco Central informou que o vazamento se deu por falhas pontuais em sistemas da Caixa e que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso para que sejam aplicadas as medidas sancionadoras previstas para esse tipo de incidente.
O BC afirmou ainda que o vazamento identificado tem baixo impacto potencial para os usuários.